Joelho
O joelho é uma articulação sinovial, e se classifica como a mais complexa do corpo humano. Pois alem de ser formada por três estruturas ósseas (fêmur, tíbia e patela), ela e compostas de ligamentos, meniscos, músculos e cápsula articular, que agem em sintonia para dar a mobilidade necessária ao joelho.
Funcionalmente os movimentos do joelho são de rotação e flexão, ele também é capaz de suportar o peso do corpo em posição ereta sem que haja contração muscular, além de amortecer o impacto sobre o tecido cartilaginoso.
Normalmente todos estes componentes trabalham em harmonia. Mas doenças ou traumatismos podem romper esta harmonia, resultando em dor, fraqueza muscular e perda de função.
Os meniscos (lateral e medial) são um dos componentes principa is da articulação do joelho, possuem forma semilunar e se localizam entre o fêmur e a tíbia, servindo como amortecedores, entre outras funções. Ao pesquisar sobre varias patologias que acometem a articulação do joelho, abordei o tema que fala de Lesões Meniscais. No desenvolvimento deste tema será citado os tipos de lesões, diagnósticos, e tratamentos que tem como objetivo principal, o bom funcionamento dos meniscos.
7
CAPÍTULO I
01 ANATOMIA DO JOELHO
O joelho é uma das articulações mais importantes d o corpo humano. Sem ela, teríamos dificuldades
para
realizar
boa
parte
das
atividades
que
desenvolvemos diariamente, como levantar de um sofá, subir em um ônibus ou até mesmo, dirigir um automóvel. Aparentemente sendo uma articulação simples, é uma estrutura muito complexa. Seus movimentos de extensão e flexão envolvem vários músculos e tendões a fim de proporcionar uma maior estabilidade, tanto para a articulação quanto para o corpo como um todo.
O joelho é formado na sua parte superior pelo fêmur (osso da coxa) que roda sobre a tíbia (osso da perna) , com os seguintes movimentos: flexão, extensão, assim como uma leve rotação lateral e medial. Esses