Joelho
São ligamentos que ligam os dois meniscos. O ligamento que mais comumente causa problemas na interpretação diagnóstica é o transverso anterior, que une os cornos anteriores de ambos os meniscos. Localiza-se entre a inserção tibial do ligamento cruzado anterior e a gordura anterior de Hoffa. Quando o tecido adiposo do coxim gorduroso de Hoffa se interpõe entre o menisco e o ligamento transverso, a hiperintensidade da gordura pode ser confundida com lesão do corno anterior do menisco. Isto ocorre com mais freqüência no lateral, mas também pode ser visto no medial(9).
O acompanhamento de cortes contíguos pode, facilmente, revelar o ligamento e a verdadeira natureza da hiperintensidade(10) (Figura 2). Também a avaliação do restante do menisco é elucidativa, uma vez que lesões isoladas do corno anterior são relativamente raras, principalmente no menisco lateral. [pic] Outros ligamentos que podem causar dificuldades diagnósticas são o transverso posterior, observado em 1% a 4% dos casos, e os menisco-meniscais oblíquos, que se estendem do corno anterior de um menisco para o posterior do outro, sendo identificados como ligamentos medial ou lateral, conforme sua origem anterior(11). Embora infreqüentes, em seus trajetos, por entre os ligamentos cruzados, anterior e posterior, podem ser confundidos com fragmento meniscal. TENDÃO POPLÍTEO
O músculo poplíteo situa-se na face posterior do terço proximal da coxa. Está inserido na face posterior da tíbia, acima da linha soleal. A sua aponeurose se adere ao arco posterior do menisco lateral. A contração deste músculo traciona o menisco posteriormente, durante a flexão e rotação do joelho(12).
O seu tendão tem curso oblíquo, no sentido médio-lateral e póstero-anterior, indo se inserir no côndilo femoral lateral. O tendão e a sua bainha são estruturas intra-articulares que se interpõem entre o menisco, a cápsula articular e o ligamento colateral lateral(13).
A bainha do tendão poplíteo