Acontecimentos Climáticos que ocorrem no mundo
Os furacões são fenômenos meteorológicos que se alimentam do calor liberado através da umidade do ar e da condensação do vapor de água e que conseguem atingir velocidade superior a 105 km/h provocando assim grande destruição.
Os furacões começam quando nuvens de tempestades flutuam sobre oceanos de águas quentes, isso faz com que o ar comece a subir, criando superfícies de baixa pressão atmosférica, ventos soprando em direções opostas fazem com que a tempestade comece a giras, o ar quente que sobe faz com que a pressão caia em altitudes elevadas, o ar começa a subir cada vez mais rápido para suprir a pressão baixa, fazendo com que mais ar quente saia do oceano e atraindo ar frio e seco para o oceano. Conforme a tempestade se movimenta pelo oceano mais água e evaporada e mais quente é criando, a velocidade do vento começa a aumentar quanto mais ar é puxado para o centro de baixa temperatura, pode demorar horas u dias pra que uma depressão cresça e se transforme em um furacão, eles são formados por um olho de ventos calmos e baixa pressão cercado por uma região com ventos altos e fortes pancadas de chuva. Quando um furacão atinge o continente, ele normalmente tem efeitos devastadores.
Formam-se, geralmente, em regiões tropicais do planeta. São eles os responsáveis pelo transporte do calor da região equatorial para as latitudes mais altas.
São classificados numa escala de 1 a 5 de acordo com a força dos ventos. Esta escala é denominada Saffir-Simpson. Aquele que atinge a escala 1 possui ventos de baixa velocidade, enquanto o de escala 5 apresenta ventos muito fortes.
No Hemisfério Sul, os furacões se movimentam no sentido horário e no Hemisfério Norte no sentido anti-horário. Esse fato ocorre por causa da movimentação do ar que se concentra em direções diferentes. Independente de sua movimentação, seus ventos interiores chegam a atingir 300 km/h, porém no centro do mesmo os ventos são mais amenos, podendo atingir apenas 30 km/h.
Os furacões mais