Desastres Naturais e Climatologia
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
DANIEL MACIEL WEINER
FELIPE CAMPOS
PAULO CESAR
PAULO DE MORAIS
DEMOGRAFIA, MERCADO DE TRABALHO E PRODUÇÃO DO ESPAÇO A ESCALA LOCAL OU REGIONAL
NATAL/RN
2013
DANIEL MACIEL WEINER
FELIPE CAMPOS
PAULO CESAR
PAULO DE MORAIS
DEMOGRAFIA, MERCADO DE TRABALHO E PRODUÇÃO DO ESPAÇO A ESCALA LOCAL OU REGIONAL
Versão preliminar de artigo a ser entregue aos profs. Dr. Francisco Fransualdo e Miriam Zaar como requisito para obtenção de nota referente à unidade III, da disciplina de Geografia da População, do curso de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
NATAL/RN
2012
Desastres Naturais e Climatologia
INTRODUÇÃO
O presente artigo tem como objetivo abordar a temática dos Desastres Naturais relacionando e fazendo relação da mesma com a ciência Climatológica, destacando as causas de desastres que podem ter como principal motivo as questões climáticas e ainda buscando aspectos que venham a melhorar a técnica empregada nas tentativas de minimizar ou até evitar as catástrofes. A área de estudo que procura novas soluções para os desastres é relativamente nova e ainda está dando seus primeiros passos. Essa nova demanda vem surgindo em decorrência de eventos, sejam eles tecnológicos ou que hoje são “naturais”, por que estão relacionados com a natureza, mas só ocorrem devido à ação humana no meio ambiente.
DESENVOLVIMENTO
Os desastres são entendidos como o resultado de eventos adversos causadores de grandes impactos na sociedade. Sua distinção é feita, principalmente, em função de sua origem, isto é, da natureza do fenômeno que o desencadeia (Tobin e Montz, 1997). A Defesa Civil é o órgão responsável por atuar nas situações de desastres sejam eles quais forem, obedecendo as normativas da Política Nacional de Defesa Civil, classifica os desastres como naturais, humanos e