Aquecimento Global 2
O aquecimento global é um fenômeno climático que ocorre devido ao aumento de temperatura da superfície global e dos oceanos.
Atualmente, existem duas vertentes sobre esse assunto, que fazem com que muitos cientistas debatam sobre o fenômeno, dizendo que pode ser causado naturalmente ou pela interferência do homem. Uns dizem que o “Aquecimento Global” é uma grande mentira, que é uma invenção, e que na verdade é somente um processo natural da Terra. Há também quem diga que o mesmo “Aquecimento Global”, se não controlado, ameaça destruir o nosso planeta em poucas décadas.
A preocupação com o meio ambiente deve fazer parte da vida de cada cidadão e dos governantes, porém é necessário saber se todo esse alarme que está sendo feito por causa do aquecimento global é realmente necessário, e se ele é decorrente da ação do homem ou se é apenas um processo natural. Neste trabalho abordaremos ambas as teorias, e forneceremos dados baseados em pesquisas, que tentam explicar os últimos fenômenos meteorológicos ocorridos no mundo.
1. aquecimento global - decorrente de ações humanas
1.1. Aquecimento Global Antropogênico
As causas do aquecimento global são muito pesquisadas, e grande parte da comunidade científica acredita que o aquecimento global é decorrente do efeito estufa, e que esse aumento da temperatura na atmosfera é provocado pelos homens, que emitem os gases estufa excessivamente, como petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz GEEs. Outros fatores que contribuem de forma significativa para as alterações climáticas são os desmatamentos e a constante impermeabilização do solo.
As evidências do aquecimento global e os efeitos (antrópicos) da acumulação de gás carbônico, entretanto, são muito visíveis por outros efeitos, como o intenso derretimento das geleiras da Groenlândia, a acidificação dos oceanos, o desaparecimento das espécies, a intensificação da potência dos furacões e fenômenos