Instinkt
Laura Gaspar Scaldaferri
INSTINKT
Produto e Mídias de Divulgação
Belo Horizonte
2015
Produto criado a partir da Leitura do
Livro “Estórias Abensonhadas” de Mia Couto
A partir da leitura do livro “Estórias Abensonhadas” de Mia Couto decidiu-se que o produto da campanha será um Evento de LARP (que posteriormente será renomeado de forma mais atrativa), voltado para jogos relacionados às questões humanas refletidas nos contos lidos.
O livro de Mia Couto retrata da dura realidade de Moçambique após anos de guerra. Com pequenos contos o autor mostra um mundo repleto de tradição e história, sem irromper em grandes acontecimentos, capturando movimentos íntimos de mudanças dessa sociedade pós guerra. Assim, o Evento de LARP buscará trabalhar com seus participantes alguns pontos de vistas dessa tradição e mudanças mostradas pelo autor. Ou seja, os jogos oferecidos no evento buscarão a reflexão sobre temas comuns nas sociedades urbanas.
LARP é acrônimo para “Live Action Role Play, definido pelo Núcleo de Pesquisa em LARP de São Paulo como um “jogo de representação de personagens e um tipo de arte participativa. Ao jogar um larp, os participantes interagem interpretando papéis em uma história. São personagens que eles mesmos criaram ou receberam para o jogo. No entanto, não há um roteiro ou script. As decisões são tomadas pelos jogadores no desenrolar da história, na base do improviso, enquanto estão brincando de ser essa outra pessoa. Também não há platéia, os jogadores interpretam para si e uns para os outros”.
Assim, escolhi a princípio o jogo “Primeiro Encontro” criado por Flávio Ribeiro Schmidlin, larpwriter de Belo Horizonte, e adaptado por mim, Laura Scaldaferri. Jogo esse que busca desconstruir os arquétipos de gênero da sociedade patriarcal e trabalhar a dúvida da sexualidade humana, pincelado no conto “Sapatos de Tacão Alto” que o personagem Zé Paulão caracterizado como “homem graúdo, barbalhudo, voz de trovoada” é tido