Trabalho de fisica final
“Sobretudo no último milênio, boa parte da variação no clima pode provavelmente ser explicada nos resfriamentos, pelas grandes erupções vulcânicas e nos aquecimentos pelas mudanças na atividade solar.” Professor Mitchell, diretor de Ciência Climática do Met Office (Escritório Meteorológico Britânico).
Como funciona? Os gases absorvem uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície da Terra e irradiam uma parte da energia de volta para a superfície. Fazendo com que a superfície receba o dobro de energia da atmosfera. Sem esse acontecimento, a vida como conhecemos, não poderia existir.
Principal gás responsável: Vapor da água. Proveniente de fontes naturais (atividade vulcânica e evapotranspiração).
Objetivo do trabalho: mostrar que a intensificação do efeito estufa não é proveniente das ações antrópicas.
Terra passou por inúmeras alterações climáticas, desde sua origem. Nesse processo de desenvolvimento natural, existem ciclos de aquecimento global, por causa de combinados fatores climáticos internos, como:
Massas continentais que estão em constante movimento. Em função do tectonismo de placas, ocorrem mudanças de latitude e longitude afetando o clima.
Houve períodos muito mais frios e muito mais quentes do que hoje. Quando a maior parte do mundo estava coberta de florestas tropicais ou cobertas por camadas de gelo.
Carbono:
Oceanos, vegetação e solo emitem 30 vezes mais CO2 que os humanos.
Representa somente cerca de 0,033% da composição atmosférica, incluindo todos os processos naturais e antropogênicos.
CO2 é absorvido e liberado em quantidades enormes pelos oceanos, além de ser o composto fundamental da vida. Todos os seres vivos absorvem e liberam dióxido de carbono em alguma etapa de sua existência.
Também há influência do vulcanismo. Libera gigantescas quantidades de CO2 para a atmosfera, em quantidades muito maiores que a libera pelo ser humano.
Explicação do gráfico (principais componentes do ciclo natural do carbono): o