IMPACTO DA ATIVIDADE HUMANA NAS MUDAN AS CLIM TICAS 2
CAMPUS DO SERTÃO – DELMIRO GOUVEIA
IMPACTO DA ATIVIDADE HUMANA NAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
DELMIRO GOUVEIA – AL
2015
SAMIRA LACERDA CAVALCANTE
IMPACTO DA ATIVIDADE HUMANA NAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Trabalho apresentado à disciplina Projetos Integradores 2, na Universidade Federal de Alagoas – UFAL sob a orientação da professora Andreza.
DELMIRO GOUVEIA – AL
2014
INTRODUÇÃO
A mudança climática é uma realidade e já se tornou incontestável. A emissão contínua de gases de efeito estufa provocará um maior aquecimento e, de longo prazo, mudanças em todos os componentes do sistema climático, aumentando a probabilidade de um impacto severo, generalizado e irreversível para as pessoas e os ecossistemas.
O mundo já atravessa por diversos impactos climáticos como, por exemplo, a elevação total no nível do mar no último século que se deveu principalmente à combinação da expansão em volume da água nos oceanos e do derretimento de gelo em glaciares na Antártica e na Groenlândia, os dois fatores promovidos pelo aquecimento global.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a Terra caminha, atualmente, para um aumento de pelo menos 4ºC até 2100 na comparação com o nível da era pré-industrial, o que gerará grandes secas, inundações, aumento do nível do mar e extinção de muitas espécies, além de fome, populações deslocadas e conflitos potenciais.
De acordo com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), os cientistas têm 95% de certeza de que a emissão dos gases que agravam o efeito estufa por meio da queima de combustíveis fósseis e o desmatamento são as principais causas do aquecimento global registrado desde meados do século XX.
Nesse contexto, o uso de energias renováveis, o aumento da eficiência energética, a diminuição do desmatamento e o desenvolvimento de outras medidas destinadas a limitar as emissões custariam muito menos que enfrentar as consequências do aquecimento global. A conta a