Aconselhamento genético
Introdução
Realizei esta pesquisa, na intenção de que você leitor possa saber um pouco a respeito de um tema muito interessante na biologia, o aconselhamento genético, o que é, por que fazer, no que consiste e muito mais.
Espero que esta pesquisa seja uma fonte de pesquisa, mas, sobretudo de informação.
Luiz Henrique Nallin
Aconselhamento Genético
O que é Aconselhamento Genético?
Aconselhamento Genético é um processo de comunicação sobre problemas humanos associados à ocorrência ou risco de recorrência de uma doença hereditária e/ou genética na família, através da qual os pacientes e/ou parentes que possuam ou estão em risco de possuir uma doença hereditária são informados sobre as características da condição, a probabilidade ou risco de desenvolvê-la ou transmiti-la, e as opções pelas quais pode ser prevenida ou melhorada. Devido a sua complexidade e importância médica, deve ser sempre realizado pelo especialista em Genética Clínica.
No que consiste o Aconselhamento Genético?
Consiste em uma avaliação de um indivíduo ou da família para um ou mais casos seguintes: * Confirmar, diagnosticar ou manejar uma condição genética; * Identificar a melhor conduta terapêutica; * Calcular e comunicar os riscos genéticos; * Prover ou organizar apoio psicológico.
Por que fazer Aconselhamento Genético?
* Muitos casais deixam de ter um ou mais filhos, porque eles ou familiares tiveram uma gestação ou um filho com uma doença genética; * Porque nem tudo que é congênito é hereditário; * Para permitir um planejamento familiar de melhor qualidade; nesta e em futuras gerações; * Para avaliar tensões na gravidez, às vezes decorrentes de sentimento de culpa; * Para compreender melhor as causas de doenças nas famílias.
Quais são os motivos mais comuns para um Aconselhamento Genético pré-natal?
* Idade