Juram - qualidade
ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS – ESO
ADMINISTRAÇÃO – 7º PERÍODO NOTURNO
ENRIETH
ISONILSON PIMENTEL
JUDITE BRAGA
KIM
REBECA SOUZA
JOSEPH MOSES JURAN – QUALIDADE TOTAL
Trabalho solicitado para obtenção de nota na disciplina Gestão da Qualidade ministrada pelo professor Msc. Manoel Terceiro.
Manaus – AM
2013
Introdução
Joseph Moses Juran foi um dos mestres da gestão da qualidade. Dentre as contribuições de Juran estão a “Análise de Pareto” e o conceito dos “poucos vitais e muitos triviais” , bem como a conhecida “Trilogia da Qualidade” (Planejar, Controlar e Melhorar a Qualidade da Empresa). Pelas suas contribuições Juran recebeu 40 prêmios de 12 países diferentes.
Joseph Moses Juran
Nascido em 24 de dezembro de 1904, na cidade de Braila, na Romênia, após 1904 Juran e sua família se mudaram para Gurahumora, uma vila que fazia parte do Império Austro-Húngaro. Em 1909, seu pai, Jakob, deixa a família para ir morar nos EUA e, depois, em 1912, Juran e o restante da família vai para Minnesota (EUA) encontrar Jakob.
Sua vida na América não começou muito fácil mas Juran possuía uma capacidade excepcional e logo se destacou em sua turma escolar, principalmente nas matérias de física e matemática. Em 1920 Juran entra para a Universidade do Minnesota. Em 1924, se forma como Engenheiro Elétrico e vai trabalhar para a “Western Electric Company” onde inicia seu trabalho com qualidade.
Foi convidado para Tóquio para uma série de palestras e acabou por ser considerado um dos principais responsáveis pelo milagre industrial japonês. Juran é um dos mais importantes inspiradores do conceito de qualidade total. É o autor de uma metodologia para determinar os custos evitáveis e inevitáveis da qualidade e do conceito de company-wide quality management (CWQM). Introduziu também o princípio de Pareto (poucos vitais e muitos triviais, 80%/20%) para tratar de problemas de qualidade e defendeu a importância do