Separação de misturas
Usada para separar sólidos constituintes de partículas de dimensões diferentes em misturas heterogêneas. São usadas peneiras que tenham malhas diferentes. Industrialmente, usam-se conjuntos de peneiras superpostas que separam as diferentes granulações. Exemplo: os pedreiros usam esta técnica para separar a areia mais fina de pedrinhas; para separar a polpa de uma fruta das suas sementes, como o maracujá.
Este processo também é chamado de tamização.
LEVIGAÇÃO
Levigação é um método de separação de misturas heterogêneas de sólidos. Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las. Exemplo: o ouro tem densidade de 19,5, enquanto a da areia é de 2,5. O jato de água arrasta a areia, que é menos densa, deixando o ouro.
DECANTAÇÃO
A decantação é usada para separar misturas heterogêneas. Assim como a levigação, a decantação tira proveito das diferentes densidades de dois fatores. Para separar um líquido de um sólido de maior densidade deixa-se repousar durante certo tempo, para que o sólido se deposite no fundo do recipiente. A decantação é muito utilizada para separar líquidos imiscíveis, ou seja, líquidos que não se misturam. Um exemplo disso é a água e o azeite.
EVAPORAÇÃO
A evaporação é um fenômeno no qual átomos ou moléculas no estado líquido (ou sólido, se a substância sublima) ganham energia suficiente para passar ao estado vapor. Um exemplo de evaporação é a retirada do sal das salinas.
CATAÇÃO
É uma separação entre sólidos feita manualmente, até mesmo com o auxílio de algum instrumento, como pinça, colher... A catação pode ser usado na separação de grãos como o feijão, ou no processo de separação seletiva.
FLOTAÇÃO
É adicionado a uma mistura um líquido de densidade intermediária em relação a dois componentes. O componente com maior densidade ficará no fundo do recipiente, a água (de densidade intermediária) ficará entre os dois produtos,