Atps de matematica
Em um passado recente, quando se falava em qualidade, considerava-se que, para obtê-la, era necessário um grande esforço, porem, elementos como o mercado aberto, junto com os consumidores se tornaram mais exigentes, com o aumento da concorrência e a competitividade enfatizada pela globalização.
Embora os conceitos de qualidade tenham progredido mais rapidamente ao longo dos últimos anos, nota-se, no entanto, que a preocupação com a qualidade sempre existiu ao longo da história da humanidade.
Historicamente, verifica-se que a qualidade vem evoluindo, os primeiros estudiosos da qualidade eram estatísticos especializados em controle da qualidade.
Juram e Deming, considerados os pioneiros da qualidade, abordavam as formas e os de planejar, organizar e controlar a produção.
A história da evolução que transformou o controle tradicional da qualidade na moderna administração da qualidade total pode ser dividido em três períodos ou era principais .
Era da inspeção: produtos e serviços inspecionados um a um.
Era do controle estatístico: Produtos e serviços inspecionados com base em amostra.
Era da qualidade total: Qualidade garantida do fornecedor ao cliente.
Cinco fases constituem a evolução do conceito qualidade no século XX.
Adequação ao padrão, Adequação ao uso, Adequação ao custo, Adequação a necessidade emergentes, Adequação as expectativas dos acionistas e de mercados amadurecidos e saturados.
A gestão da qualidade total, conhecida como TQM e também citada como GQT ou como TQC, foi desenvolvida entre as décadas 1950 e 1980 e baseia-se nos trabalhos dos autores Crosby, Deming, Feigenbaum, Ishikawa e Juram.
A administração moderna não pode mais buscar os interesses da organização de forma isolada, mas sim buscar a satisfação dos investidores, colaboradores, consumidores e a comunidade na qual está