aconselhamento cristão
Joseilma,
Aldo Corrêa,
Edson
Evangelista e
Lindenis
> Disciplina:
Aconselhamento Cristão
> Prof.:
ERODITA D´ANGELIS
13 de setembro de 2014
ESTEADEB
Faculdade de Teologia das Assembléias de Deus no Brasil
Curso Superior de Teologia
Extensão Caruaru / PE
Tema: A Depressão e a Bíblia
D e p r e s s ã o e
Espiritualidade
A depressão é uma doença que “altera a forma como a pessoa enxerga a si própria e os outros, interpreta a realidade e manifesta suas emoções”. Esta terrível doença pode levar a pessoa a estados de melancolia agonia e até mesmo ao suicídio, mas um dos maiores problemas é o diagnóstico, sobretudo, em face do “preconceito com que o problema é encarado tanto na sociedade como na igreja” (a pessoa doente é encarada como preguiçosa, desmotivada ou incapaz de lutar pela vida, ou portadora de problemas espirituais [por estar em pecado, p. ex.]).
No âmbito religioso, dentro da perspectiva da depressão “a pessoa acometida por esta doença perde o interesse em orar; ler a Bíblia; ir aos cultos, chegando, inclusive, a pensar que Deus a abandonou” e, assim, vai se afundando cada vez mais em suas próprias convicções distantes da realidade
É bem verdade que Deus pode “intervir e curar integralmente a pessoa depressiva”, no entanto, a procura por um profissional especializado da área médica também faz uma grande diferença no tratamento da doença, pois “toda pessoa com bom senso sabe que regularmente deve consultar médicos”.
A depressão é um transtorno psiquiátrico que se não tratado, pode trazer limitações e consequências que limitarão a vida de uma pessoa gravemente. Depressão não é tristeza diante de perdas ou conflitos. Depressão é um conjunto de sinais e sintomas que merecem atenção, medica e psicológica.
A depressão não tem uma única causa. Fatores genéticos, neuroquímicos e psicossociais. A experiência pessoal levaria o sujeito a formação de um sistema de valores e crenças que nos indivíduos