projeto madeira
A madeira é um material orgânico de origem vegetal. Está presente na terra desde o período carbonífero e em grandes quantidades. Para alguns autores, a madeira é um recurso inesgotável, pois está em contínua formação. No entanto, deve-se considerá-la como um recurso renovável, dependente de boas condições naturais para sua existência. As árvores, seres vivos que fornecem a madeira, estão divididas em duas classes de diferentes características de madeira. Podemos ver na TABELA as características destas subdivisões com exemplos.
TABELA - Subdivisões das árvores
FAMÍLIA
DESCRIÇÃO
EXEMPLO
GIMNOSPERMAS
Árvores típicas do clima frio formando grandes florestas no hemisfério Norte, com algumas espécies tropicais e existentes desde o período carbonífero. Tem a copa de folhas em forma de cone, daí serem conhecidas também como coníferas. Sua madeira é mole e macia e têm grande importância comercial
PINUS, ARAUCÁRIA, CIPESTRE, SEQUOIA.
ANGIOSPERMAS
São de evolução mais recente que as gimnospermas, desde o cretáceo e se dividem em dois subgrupos:
MONOCOTILEDÔNEAS: São as palmas e as gramíneas. As palmas têm tronco de baixa duração e baixa resistência mecânica, apresentando difícil processamento. As gramíneas têm fibras duras e compactas que podem ter grande resistência mecânica como o bambu.
PALMAS:
CÔCO, DENDÊ, CARNAUBA. GRAMÍNEAS: BAMBU
DICOTILEDÔNEAS: São as árvores comuns, chamadas também como folhosas, presentes em todo o globo terrestre principalmente nos trópicos. São chamadas de madeiras duras, que tem grande resistência mecânica e portanto grande valor comercial e cuja copa de folhas se espalha de forma não ordenada.
EUCALÍPITO, CEDRO, MOGNO, IPÊ, PEROBA, PAU D’ÁRCO, JACARAND
Fonte: HELLMEISTER, 1983.
Dos exemplos citados na TABELA 07 e 08, destacam-se o pinus e o eucalipto, como madeiras escolhidas pelas indústrias madeireiras para o cultivo em