Projeto de pesquisa sobre beneficiamento de madeira
No mundo globalizado em que vivemos adquirimos vários produtos nas quais muitos deles são produzidos em nossa própria cidade com a grande variedade de matérias primas existentes em nossa região, como a madeira. Até o início do século XIX a extração de madeira era feita de forma descontrolada, como se a matéria prima fosse inesgotável. Com o passar dos anos, o aumento da população, e evolução da tecnologia, o homem percebeu que os recursos naturais são esgotáveis e viu-se obrigado a encontrar maneiras de preservar os recursos naturais para as próximas gerações. Surgiram desta maneira, as leis de preservação ambiental, que tem por objetivo conservar a natureza. O beneficiamento de madeira em nossa cidade proporciona empregos as pessoas, através de empresas ligadas a produção e exportação dos produtos que poderão servir para a construção civil, dentre outros papeis desempenhados no extrativismo. Almejamos que com a elaboração e apresentação deste trabalho todas as pessoas vinculadas a ele consigam perceber a relevância do extrativismo vegetal em nossa cidade.
1 Delimitação do tema
O trabalho tratará do tema: Educação econômica e áreas da produção, mais especificamente no campo do beneficiamento de madeira. Apresentaremos as várias maneiras que a produção de materiais, cuja matéria prima é a madeira, está presente em nossa economia. O cenário de nossa pesquisa será municipal, e trará um panorama do extrativismo vegetal em nosso município.
2 Formulação do problema
Este trabalho tem o intuito de expor:
O que é produzido com a madeira extraída de nossa região? De quais plantas estas são retiradas? Como é o processo de produção de materiais após a extração da matéria-prima?
São cumpridas as leis de reflorestamento? Como?
São realizadas importações e exportações de matérias primas ou mercadorias em nossa cidade? Para/de onde?
O que é beneficiamento de madeira? Como se percebe seu desenvolvimento na história do