Modelo memorial de madeira (projeto)
A madeira foi um dos primeiros materiais utilizados pelo homem para a construção de suas moradias, com a evolução das técnicas de construção e dos materiais propriamente ditos, assim como a necessidade de materiais mais resistentes, ela foi sendo gradativamente substituída. Contudo, a sua utilização não foi extinta das construções, no Brasil a maior parte da madeira é utilizada em estruturas temporárias, como escoramentos e formas.
Na parte estrutural de uma edificação, ela é ainda utilizada para a construção de coberturas, por apresentarem um maior custo benefício em relação ao aço, caso a edificação seja de pequeno porte.
Os estudos sobre o material, madeira não permaneceram estagnados no tempo, obteve-se também bastantes avanços com relação ao conhecimento de suas propriedades, apesar de ser um material anisotrópico, e o surgimento de novas técnicas de tratamento e métodos de ligação proporcionaram uma maior segurança nos cálculos estruturais.
Em países em que a utilização da madeira é mais valorizada, pode-se perceber isto claramente em função da produção, tratamento, aplicação, etc., em escala comercial, o que já não acontece com a mesma intensidade em nosso país em função de uma herança cultural proveniente do continente europeu, onde a construção das edificações era realizada em alvenaria.
PROJETO
O projeto será o cálculo de uma determinada estrutura de telhado de um projeto definido, destinado a um depósito com conceito de construção fechada, ou seja, aberturas mínimas para entradas de pessoas e veículos (caminhões).
DADOS DO PROJETO
1. GEOMETRIA DO DEPÓSITO:
1.1. Largura do depósito: 26,5 m (ver prancha)
1.2. Comprimento do depósito: 120,0 m (ver prancha)
1.3. Altura do depósito: 12,0 m (ver prancha)
2. ESTRUTURA:
2.1 Pilares:
2.1.1. Material: Concreto
2.1.2. Distância entre eixos: 6,0 m (ver prancha)
2.2 Tesoura:
2.2.1 Tipo de tesoura: Treliça (ver prancha)
2.2.2 Material: Madeira
3. MATERIAL:
3.1