Tipos de barragens - Engenharia Civil
As barragens são separadas em dois tipos principais pela escolha de material usada para sua construção:
Enrrocamento (diques)
Ex.
Barragens de betão.
Ex.
1. As barragens de enrrocamento (diques) são feitas de material não orgânico escavados da superfície do local onde será construída a barragem. São subdivididas em barragens de terra e de enrrocamento (partículas de maior dimensão), embora muitas barragens de enrrocamento contenham ambos os tipos. Podem ser feitas subdivisões adicionais, de acordo com o material usado, quanto ao elemento impermeável, por exemplo núcleo central da argila, núcleo inclinando-se da argila ou membrana de asfalto ou reforço de betão.
2. As barragens do betão são feitas de betão cuidadosamente seleccionado. São subdivididas de acordo com seu mecanismo de estabilidade.
(a) Barragens por gravidade: estas são os mais simples porque confiam na força gravitacional para opor o momento virador causado pela pressão da água do reservatório. Há também barragens ocas por gravidade, estas requerem menos betão e consequentemente menos custos para a construir. As exigências da fundação são mais críticas. As barragens de contrafortes requerem também mais menos betão do que barragens da gravidade. Os contrafortes suportam a carga do reservatório.
(b) Barragens em arco: estes podem ser construídos todo num só arco grande, medindo os lados do vale e confiando neles para carregar as pressões muito grandes causadas pela pressão da água do reservatório. Este tipo é o mais sofisticado de barragens.
(c) Barragens em arco-gravidade: este tipo de barragem utiliza uma combinação dos dois tipos anteriormente apresentados (gravidade e em arco)
Quanto à geometria Existem três grandes tipos de barragens quanto à sua geometria, barragens por gravidade, arco e em arco-gravidade. Normalmente considera-se vários tipos de barragens como sendo tipos independentes, mas no entanto agrupam-se num, como por