Geologia Aplicada a Barragens
Disciplina: Geologia de Engenharia
Professor: João Paulo Souza Silva
Semestre 2013/1
Geologia Aplicada a Barragens
Felipe Barbosa, Guilherme Almeida, Juan Lício, Kalleb Luan, Lavidson Ferreira e Luís
Alexandre.
Acadêmicos do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Tocantins, UFT-Brasil.
RESUMO: Este artigo apresenta a definição de barragem como obra de engenharia civil enfatizando a importância dos profissionais de geologia para contemplação de um empreendimento utilizável em sua totalidade e um bem comum para a população. São abordados também o estudo de caso de três barragens, a de Pericumã (Maranhão), a no rio kwanza (Angola) e no rio Farinha (Paraíba), constatando-se que muitos problemas de barragens são resultados de uma má política pública concomitantemente com erros de projetos e execução. Palavras-Chave: Barragem, Engenharia Civil, Geologia, Problemas das barragens.
1. INTRODUÇÃO:
compreensão da geologia e da geotecnia no trabalho de construção de uma barragem.
Importante elemento, indispensável em uma sociedade, as barragens são construções fundamentais ao desenvolvimento da região onde é construída. Uma grande barragem é um tipo de obra que mais influencia o meio ambiente, pois ela modifica o regime do rio, os níveis freáticos e as paisagens próximas, além de que as formações geológicas saturadas pelo represamento passam a ter comportamento diferente.
Segundo Seddon (2000 apud LADEIRA, 2007), em 2000 o Brasil contava com cerca de 594 barragens, enquanto China estava em torno de
22.000; EUA, 6.575; Índia, 4.291; Japão, 5.675, porém o Brasil possui um grande potencial hídrico a ser explorado. Esses números ressaltam a importância da segurança em obras de barragem no contexto mundial.
Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo apresentar a importância dos estudos geológicos e geotécnicos na construção da uma barragem, assim como a importância dela para a região, os tipos, os fatores condicionantes de