THE COCA-COLA COMPANY
PARTE 1 – EMBASAMENTO ADMINISTRATIVO
1. Conforme o estudo de caso, informe qual abordagem da Teoria da Administração II utilizada e aponte as características que definem a abordagem escolhida.
Pode-se observar a presença da Teoria Neoclássica da Administração, que, segundo Chiavenato (2003), consiste em uma teoria eclética, ou seja, que trabalha com todas as outras teorias, aperfeiçoando-as. Ela pega um pouco de cada teoria, corrige as falhas e cria uma nova teoria, reafirmando alguns conceitos dessas teorias.
As características da Teoria Neoclássica da Administração, segundo Chiavenato (2003), são as seguintes:
Ênfase na prática da administração. É caracterizada por uma forte ênfase nos aspectos práticos da administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis, muito embora não se tenha descurado dos conceitos teóricos da administração. Os autores neoclássicos buscam desenvolver os seus conceitos de forma prática e utilizável, visando principalmente a ação administrativa. A teoria só tem valor quando operacionalizada na prática. Verifica-se que a Coca-Cola era administrada visando a busca de resultados concretos e palpáveis, como expressivos volume de vendas e expansão territorial.
Reafirmação relativa dos postulados clássicos. O caso da Coca-Cola deixa bem claro o uso da produção em massa. Assim, a Coca-Cola era produzida em massa nas fábricas para poder atender a demanda de forma satisfatória. Trata-se de um produto padronizado, obtido mediante uma fórmula secreta.
Ênfase nos princípios gerais de administração. A Coca-Cola era administrada seguindo princípios gerais da Administração, que orientava os administradores no desenvolvimento das suas funções.
Ênfase nos objetivos e nos resultados. A Coca-Cola focava sua atuação no alcance de objetivos e resultados. Ou