Área de atuação do engenheiro
Faculdade de Engenharia - Departamento de Engenharia Civil
Introdução à Engenharia Civil
Amanda Mordente, Camila de Lucena, Carolina Consalter e Rafaela Taulé
Turma 350 – Professor Flávio Dau
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO CIVIL
Barragens
PORTO ALEGRE
2010
Sumário
Sumário 2
Introdução 3
1.Tipos de Barragens 4
1.1. Barragens Rígidas 4
1.2. Barragens não rígidas 5
2. BARRAGEM DE TERRA 6
2.1 Projeto de uma Barragem de Terra 7
2.2 Construção de uma Barragem de Terra 7
Considerações finais 7
Referências: 9
Introdução
Um engenheiro civil possui um leque muito vasto de opções para se especializar, é uma das profissões mais vastas em possibilidades profissionais. Um estudante precisa ter o conhecimento dessas alternativas para que assim possa escolher qual caminho lhe agrada mais.
Esse trabalho tem o objetivo de explicar uma delas, a área de barragens, para assim possibilitar maior compreensão sobre a mesma. Este estudo agrega a explicação de quais tipos de barragens existem, explicando cada uma, porém sem entrar em muitos detalhes, conseguindo passar a idéia do que significa. Há, também, o esclarecimento de como é projetada uma barragem e como é construída.
Visando aprimorar nossos conhecimentos montamos esta pesquisa através de consulta em livros, sites e pessoas que trabalham na área.
BARRAGENS
A construção de barragens tem por finalidade a retenção da água, utilizada depois basicamente para: abastecimento da população (zonas residenciais, agrícolas e industriais), produção de energia elétrica e controle de cheias. Também pode ser útil para navegação, turismo e lazer.
1. Tipos de Barragens
As barragens podem ser classificadas de acordo com seu uso: barragens de derivação, que desviam a água de seu curso; barragens de armazenamento, que destinam-se a armazenar águas excedentes; barragens de atenuação de cheias, que retém provisoriamente águas que