aconselhamento cristao e a psicologia
Aconselhamento Cristão: Contribuições da formação em psicologia para o conselheiro
Orientador: Simone Arnoud
Brasília
Novembro de 2014
Aconselhamento Cristão: Contribuições da formação em psicologia para o conselheiro
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Convalidação de Teologia da Faculdade Evangélica de Brasília - FE, a ser utilizado como diretrizes para a confecção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Orientadora: Professora Simone
Brasília
Novembro de 2014 INTRODUÇÃO
O aconselhamento pastoral tem se tornado um dos ministérios mais relevantes nas funções eclesiásticas, pois com a urgência e o imediatismo da contemporaneidade, as pessoas se vêm cada vez mais sobrecarregadas de funções, responsabilidades e preocupações, muitas vezes originadas de um estilo de vida em que se prioriza os resultados. Com a grande preocupação de suprir as demandas da vida, visando o bem estar e melhor qualidade de vida muitas vezes financeira, as pessoas se vêm num quadro de total desgosto e inconformismo, levando-as a desenvolver uma serie de desiquilíbrios, não só físicos como também emocionais, que tem sido considerado um espaço de grande demanda no meio eclesiástico para se trabalhar, de acordo com a Associação Européia de Counseling (EAC) (apud DANON, 2003).
A Igreja é o ambiente onde normalmente os cristãos mantem e desenvolvem um relacionamento mais próximo uns com os outros de maneira que possam compartilhar seus problemas e juntos cresçam através do conhecimento da palavra e do relacionamento uns com os outros, assim, praticando de alguma forma o aconselhamento cristão.
O aconselhamento bíblico faz parte do trabalho ministerial em que o Corpo de Cristo, capacitado pelo Espírito Santo, aplica a Palavra de Deus corretamente interpretada, às situações problemas, visando ser usados por Deus no propósito de confirmar cada