Acido e Base
O objetivo deste experimento era verificar o princípio de Le Chatelier através de um sistema em equilíbrio com a ação de um agente externo. Este princípio prova que o sistema, ao ser perturbado, se desloca para tentar neutralizar esta perturbação, caracterizando o equilíbrio da reação.
A mudança das condições em que as reações ocorrem está relacionada com o equilíbrio químico, tendo a alteração de uma solução a adição e a remoção de um produto ou reagente, e até mesmo a variação de temperaturas, pressões, e até mesmo a indução de um catalisador.
O equilíbrio químico é uma reação reversível, sendo a velocidade da reação direta do produto igual à reação inversa do reagente, e com isso suas concentrações permanecem constantes. O aumento da temperatura desloca o equilíbrio para a reação endotérmica e a diminuição para a exotérmica. Já na pressão, o seu aumento desloca a reação com a contração do volume e em sua diminuição temos a expansão do volume.
Através de experimentos é possível verificar que quando duas substâncias reagem entre si, sua conversão pode ser incompleta. Se as concentrações dos reagentes diminuírem, a dos produtos tende a aumentar. Após um determinado tempo, as concentrações permanecem equilibradas enquanto não se perturbar o sistema. (3) O uso de catalisadores no equilíbrio químico não causa alterações no rendimento e na constante, mas na velocidade da reação.
Procedimento Experimental
Para se determinar o deslocamento de equilíbrio por efeito da variação da concentração e da temperatura, foram feitos quatro experimentos com diferentes soluções.
Parte A: no primeiro experimento 40,00 mL de água destilada foram colocadas em um béquer, onde em seguida 5,00 mL de solução de cloreto de ferro III e tiocianato de amônio foram adicionados. Após a solução ser agitada, sua coloração foi