acido hialuronico para articulacoes
O líquido sinovial na osteoartrose (OA) apresenta redução na sua viscoelasticidade(2,3). Para a lubrificação e proteção das células e tecidos articulares, alta viscoelasticidade é fundamental. Desse modo, uma das causas da dor e diminuição da mobilidade articular pode ser a diminuição do efeito protetor desse meio viscoelástico nos receptores dolorosos do tecido sinovial(4). A viscossuplementação é uma terapêutica relativamente nova, que age diretamente numa das causas da dor e rigidez na OA, substituindo o meio sinovial de baixa viscoelasticidade por uma solução de ácido hialurônico de alta viscoelasticidade(5-7).
Existem no mercado vários preparados de ácido hialurônico e as suas diferentes propriedades reológicas são dependentes basicamente de seus pesos moleculares(8). Com um peso molecular de 6x106 daltons (Da), as propriedades viscoelásticas do Hylan G-F 20 são similares às do líquido sinovial de adultos jovens saudáveis(3); três injeções semanais são comprovadamente seguras e superiores em eficácia em relação ao placebo (infiltração com solução salina ou artrocentese)(9,10) com analgesia de até seis meses. Com peso molecular de 500-730kDa, as propriedades viscoelásticas do hialuronato de sódio (Na-HA) são menores do que as do líquido sinovial normal, porém se mostraram viscoindutores (isto é , induzem a produção de ácido hialurônico de maior peso molecular pela sinóvia)(11). Os resultados desses preparados com menor peso molecular em comparação com injeção de solução salina ou artrocentese são variáveis, ora com diferença estatística, ora sem diferença(12-14).
Estudos comparando o preparado de alto peso molecular (Hylan G-F 20) com outros de baixo peso foram publicados nos últimos anos, com resultados variáveis. Alguns não mostraram diferença estatística(15), enquanto outros, maior eficácia do composto com alto peso molecular(16-18) e outros ainda, maior eficácia do composto de baixo peso molecular(11,19,20). Outro estudo ainda