474638

4410 palavras 18 páginas
Doenças no Tecido Cartilaginoso
O tecido cartilaginoso é um tecido de suporte do tecido conjuntivo.

Suas principais funções são:
-revestimento de superfícies articulares,
-absorção de choques e deslizamento dos osso nas articulações,
-formação óssea e crescimento dos ossos longos.

Características:
-matriz sólida, porém apresentando flexibilidade
-origem mesodérmica ,
-não vascularizado,
-sem enervação e sem vasos linfáticos.

Células
-condroblastos
-condrócitos

Matriz
-colágeno
-elastina
-proteoglicanos (proteínas + GAGS)
-glicoproteínas

Tipos de cartilagem
-Hialina, é a mais comum no organismo e sua matriz possui fibrilas delicadas de colágenos tipo II. É responsável por formar o primeiro esqueleto do embrião, presente entre a diáfise e a epífise de ossos longos, sendo responsável pelo crescimento do osso em extensão. Nos adultos, ela está presente na traquéia, na parede das fossas nasais, brônquios e extremidades das costelas e recobrindo as superfícies articulares dos ossos longos.
-Elástica, possui escassas fibrilas de colágeno tipo II e um grande número de fibras elásticas. É encontrada no pavilhão auditivo, no conduto auditivo externo, na trompa de Eustáquio, na epiglote e na cartilagem cuneiforme da laringe.
-Fibrosa, possui matriz formada por fibras de colágeno tipo II. Este tipo de cartilagem é encontrada nos discos intervertebrais, nos pontos de inserção de alguns tendões e ligamentos e na sinfese pubiana.
Patologias

Artrose

A artrose é uma doença articular mais frequente e a cartilagem é o tecido inicialmente alterado. É um processo degenerativo que produz dano progressivos na cartilagem das articulações, bem como a desintegração de suas superfícies ósseas.
A cartilagem é formada por células especializadas (denominadas condrócitos) e uma matriz intercelular produzidas por essas células, formadas por fibras de colágeno rodeadas de ácido hialurônico. As características biomecânicas do tecido

Relacionados