Medicamentos injetáveis intraarticular
1- Introdução
2- Infiltração intra-articular 2.1- Injeções hormonais 2.2- Injeções de ácido hialurônico
3- Procedimento de infiltração nos joelhos
4- Técnicas para melhor aplicação
5- Conclusão
6- Bibliografia
INTRODUÇÃO
Articulação é a união de duas peças esqueléticas: cartilagem e osso. Ela permite o contato entre o esqueleto, o crescimento ósseo e capacita a movimentação de partes do corpo. Ela é dividida, de acordo com o elemento que se interpõe às peças que articulam, em fibrosa, cartilaginosa e sinovial.
É a articulação sinovial que recebe as infiltrações; este procedimento é indicado quando a articulação apresenta um processo inflamatório que não consegue ser tratado por meio de medidas tradicionais, como medicações orais, gelo e fisioterapia. Outra indicação para as infiltrações é no tratamento da artrose, porém, nesses casos, a medicação injetada é diferente dos corticoides dos casos inflamatórios. A injeção de medicamentos nas articulações é uma alternativa aos medicamentos convencionais, sua duração não é certa, podendo durar em torno de seis meses. O número de infiltrações em uma articulação não é limitado, mas o uso indiscriminado não é aconselhado. É um dos procedimentos mais conhecidos pela ortopedia, entretanto, ainda possui muitas lacunas. Basicamente, as infiltrações intra-articulares podem ser divididas em medicação com ou sem corticoide.
Infiltração Articular
A infiltração articular é a injeção feita dentro da articulação. É usada geralmente para tratar dores intensas, como auxiliar no tratamento com medicações orais ou quando essas medicações não estão fazendo o efeito esperado. Os medicamentos mais comumente usados são em geral analgésicos. Em locais com dor intensa são utilizados em geral