Cosmetologia
Suplementação oral e uso tópico
Ácido hialurônico, ou HA, é um polímero de origem natural encontrado em todos os tecidos do corpo. É particularmente concentrado na pele (quase 50% do total de HA no corpo é encontrado na pele) e no líquido sinovial. É composto de unidades alternadas de N-acetil-d-glucosamina e d-glucuronato.
O ácido hialurônico é uma proteína natural do corpo e uma das substâncias mais pesquisadas na medicina hoje em dia, com milhares de ensaios clínicos principalmente nos campos da ortopedia e da cirurgia ocular.
Sua função no corpo é, entre outras, lubrificar as articulações e os músculos. Sua consistência permite que ele seja usado em produtos de cuidados da pele como um excelente hidratante. O ácido hialurônico é uma das moléculas mais hidrófilas na natureza e pode descrever-se como o "hidratante da natureza".
Descrição
O ácido hialurônico é um componente do líquido sinovial, e encontrado no humor vítreo do olho, nas articulações e no tecido subcutâneo. É uma glicosaminoglicana com propriedades antiinflamatórias e antiedematosa. É obtido por fermentação de leveduras, com processo que elimina componentes pirogênicos ou inflamatórios. Produzido naturalmente pelo corpo, é constituinte do fluido que lubrifica a cartilagem que há entre as articulações.
Propriedades
Para as células da pele, a capacidade de atrair ácido hialurônico e reter a água é essencial para uma correta comunicação celular, para uma boa hidratação, tonificação e eliminação de resíduos de toxinas. Cosméticos e suplementação via oral com ácido hialurônico promovem a renovação dos queratinócitos (reduzindo rugas e manchas senis), facilita cicatrização e regeneração da pele e hidratam naturalmente a pele do rosto e corpo.
O ácido hialurônico, por ser uma substância higroscópica, possui a capacidade de absorver a umidade do ambiente e mantê-la constante na pele, mesmo em ambientes onde a variação de umidade é grande. Comparado a