Cosmetologia
A Cosmetologia é a ciência que serve de suporte à fabricação dos produtos de beleza e permite verificar as suas propriedades, estuda as matérias-primas e os produtos cosméticos destinados ao embelezamento, limpeza, manutenção e melhoria das características do cabelo, pele e seus anexos.
Obviamente, um dos focos principal da cosmetologia é o cosmético, cujo termo originalmente, era dado às substâncias naturais destinadas a suavizar o cabelo e dar-lhe brilho.
A área da ciência farmacêutica que pesquisa, desenvolve, elabora, produz, comercializa e aplica produtos cosméticos é chamada de Cosmetologia. Este campo estuda as técnicas de tratamento e embelezamento natural, baseado no uso de produtos, substâncias e embalagens, denominados geneticamente de cosméticos de aplicação externa e superficial. Um profissional de Cosmetologia trabalha com o embelezamento e a promoção, manutenção e recuperação da saúde na área da estética humana, além de desempenhar as suas atividades profissionais como prestador de serviço autónomo em centros de estética, spas, academias, domicílios e outros estabelecimentos afins. Tem também a capacidade de trocar informações com profissionais da área de saúde que interagem na área de estética humana, administrando os cuidados e tratamentos prescritos e especializados.
O mercado da cirurgia estética está em plena ascensão. Atualmente, o Brasil é o país que ocupa o 2° lugar em número de cirurgias plásticas realizadas no mundo. A procura de produtos para pele e higiene na Internet é hoje muito intensa. O consumidor está mais exigente, preocupando-se em procurar profissionais competentes em vez de procurar meios ilegais. A remuneração salarial é compatível com a dos profissionais universitários. O profissional tem a função de aplicar técnicas de limpeza da pele e da maquiagem no tratamento estético facial, utilizando materiais e equipamentos adequados a cada procedimento estético; elabora um programa para