Ferramentas Auxiliares da Produção
Da Qualidade
Universidade Cruzeiro do Sul
07/04/2014
Estratificação
A estratificação de dados é uma ferramenta muito útil para gestão da qualidade que consiste em dividir um grupo de dados em diversos subgrupos com base em características que as diferenciam das demais, ou seja, a criação de estratos. Causas da variabilidade nos processos podem ser oriundas de fatores que ao serem estratificados podem indicar oportunidades de melhoria e controle dos processos.
Estratificando os dados você pode encontrar variabilidades referentes a equipamentos, insumos, métodos, pessoas, turnos, etc.
Histograma
O Histograma é uma ferramenta gráfica da distribuição de freqüências geradas por valores originados de uma coleta de dados, apresentando uma grande quantidade de valores que são difíceis de serem interpretados em uma tabela.
Esta ferramenta revela e ilustra a centralização, dispersão e a forma de distribuição dos dados. O Histograma pode fornecer previsão de desempenho futuro de processos e auxiliar na identificação da ocorrência de alguma mudança no processo e também ajuda a responder se o processo é capaz de atender os requisitos do cliente.
Diagrama de Pareto
Diagrama de Pareto é uma ferramenta da qualidade, é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas. É originário dos estudos de um economista italiano chamado Pareto.
O diagrama de Pareto tem o objetivo de compreender a relação ação/benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado. O diagrama é composto por um gráfico de barras que ordena as freqüências das ocorrências em ordem decrescente, e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de futuras perdas. O diagrama é uma das sete ferramentas básicas da qualidade e baseia-se no princípio de que a maioria das perdas tem poucas causas, ou, que poucas causas são vitais, a maioria é trivial.Muitas vezes no Diagrama de