acido benzoico
Douglas Piove
Processos Químicos - Faculdade Educacional Araucária
Angélica Dayane Jéssica Jean Thiago Martins Iohana
Resumo
Determinou-se nesta experiência o ponto de fusão do Ácido Benzóico, Ácido Benzóico Comercial, Naftaleno e Fenol. Anotando-se em minutos suas temperaturas em seu aquecimento.
Introdução
As substâncias puras fundem-se em temperaturas constantes, denominadas “ponto de fusão”.No ponto de fusão a vibração das partículas é tão enérgica que qualquer quantidade de calor adicionada é usada para romper as forças de ligação entre as partículas vizinhas. Conseqüentemente, haverá um intervalo de tempo (t1 – t2) em que o calor adicionado não é usado para aumentar a energia cinética média, mas sim para aumentar a energia potencial das partículas. Há um aumento de energia potencial porque é executado um trabalho contra as forças de atração. Durante este período não há alteração da energia cinética média e, portanto, a temperatura permanece constante. No intervalo (t1 – t2) a quantidade de sólido diminui gradativamente e a quantidade de líquido aumenta. Podemos definir ponto de fusão de uma substância como sendo a temperatura na qual o sólido e o líquido coexistem.
O ácido benzóico é o mais importante ácido carboxílico aromático. Este ácido foi obtido pela primeira vez no começo do século dezessete por Scheele, através da sublimação de goma de benzoína (Styrax benzoin). A estrutura do ácido benzóico favorece a formação de ligações de hidrogênio intermoleculares, apesar do grande volume ocupado pelo anel benzênico, o que reflete em suas propriedades físicas, como p.e. seu alto ponto de fusão (122,375oC) e de ebulição (249,2oC). Os sais desse ácido foram largamente utilizados como fármacos, agindo como antipirético, antifúngico e anti-séptico e também no tratamento da tuberculose, difteria e reumatismo.
Material e Reagentes
Tubo de ensaio
Rolha de borracha
Termômetro