Purificação do àcido benzoico
A maioria dos materiais encontrados na natureza, ou preparados em laboratório não é "substância pura", mas misturas de várias substâncias.
As misturas podem ser homogêneas ou heterogêneas, em função do número de fases que apresentarem. O modo separação das substancias devem ser decididas conforme o tipo de mistura, homogênea ou heterogênea e do estado físico de seus componentes.
Atualmente, podemos purificar uma substância através de propriedades físicas simples, como: sublimação, solubilidade e cristalização etc.
Centrifugação: método que acelera a decantação através de um forte movimento giratório, forçando a parte sólida a se depositar no fundo do recipiente.
Filtração: método utilizado para separar sólidos de líquidos. Nos laboratórios realiza-se com freqüência a filtração através de papel de filtro, convenientemente dobrado, e adaptado num funil. A filtração é possível quando o tamanho das partículas sólidas é maior que os poros do papel de filtro. Quando se deseja apressar a filtração ou quando o sólido a ser filtrado tem aspecto gelatinoso costuma-se realizar a filtração a vácuo.
Sublimação: a sublimação tem por definição a separação e purificação de sólidos que vaporizam em baixas temperaturas. O método é efetuado pela combinação sucessiva dos processos de vaporização e condensação.
Destilação: a destilação tem por finalidade a separação e purificação de líquidos e é efetuada pela combinação sucessiva dos processos de vaporização e condensação. Mistura de líquidos onde as diferenças nas temperaturas de ebulição são maiores que 10°C, são destilados usando-se um aparelho de destilação simples. Mistura de líquidos com diferenças de temperatura menores que essa,são separadas usando-se o aparelho de destilação fracionada. .
Cristalização: a técnica de cristalização se baseia na diferença de solubilidade de uma substância em diferentes temperaturas. A cristalização, geralmente, exige a dissolução do material impuro