Relario
Instituto de Ciências Exatas e Biológicas
Química Geral I
Licenciatura em Química
Karla Cristina
Dalson Rogerio
Processo de Separação e Purificação
Ouro Preto / MG
13/11/2013
Objetivo
Apresentar técnicas de Separação de misturas
Introdução
Na natureza raramente encontramos substancias puras. Em função disso é necessário utilizarmos métodos de separação de misturas.
A escolha dos melhores métodos para a separação de misturas exige um conhecimento anterior de algumas propriedades das substancias presentes.
Existem diversas técnicas e algumas delas foram realizadas durante a pratica.
Filtração Simples, Filtração a vácuo e Purificação por Recristalização, Purificação por sublimação e Purificação por destilação.
Parte experimental
Materiais utilizados:
Tubo de ensaio
Béquer
Balão de destilação
Funil Simples
Erlenmyer
Bastão de vidro
Papel Filtro
Bico de bussen
Pinça
Vidro de relógio
Estufa
Garrafa lavadeira
Filtração simples: Misturou-se sulfato de cobre II e hidróxido de sódio. Após a mistura formou-se uma camada fina de Sulfato de Sódio. Preparou-se um papel filtro dobrando pela metade por duas vezes e encaixou-o no funil. Umedeceu o filtro com agua destilada. Após derramou-se a mistura no funil para obter a filtração.
Filtração a vácuo e Purificação por Recristalização: Em um béquer contem um certa quantidade da mistura de acido benzoico/sulfato de cobre / sílica, adicionou-se a este béquer 30 ml de agua e aqueceu. Após aquecimento a mistura foi deixada em repouso por alguns instantes e foi feita a filtração a vácuo. Feita a filtração a vácuo deixou-se novamente em repouso ate esfriar Após separou-se novamente o precipitado por filtração.
Purificação por Sublimação: Pegou-se um béquer de 100 ml de uma mistura de Acido Benzoico e Silica, cobriu-se o béquer com vidro de relógio e aqueceu-se ate que um dos componentes sublimou.
Purificação por Destilação: