Relário estágio
A escolha deste local de estágio, foi-me proposto pela minha universidade (ISPA) e, deveu-se ao facto de eu ser um trabalhador-estudante e, por causa deste facto o meu horário disponível ser reduzido. Não era um local que se eu tivesse disponíbilidade de horário eu escolheria mas, posso dizer e após 3 meses de estar a estagiar que estou bastante satisfeito com o estágio.
As minhas expectativas quando entrei neste estágio eram um pouco ambiguas, ou seja, conhecendo eu já algumas crianças que frequentavam o projecto, podendo este facto ser bom ou mau (esta resposta só poderei saber no final do estágio), não sabia como é que elas iriam reagir à minha presença naquele local, será que elas iriam-me ver como uma pessoa conhecida ou, será que me iriam ver como um psicólogo. Tendo eu sido criado naquela zona e frequentar algumas casas de pais, era para mim uma incógnita a postura que as crianças iriam adoptar.
Outra expectativa que eu tinha era tentar fazer uma ponte entre as crianças e os pais, sendo eu aluno de psicologia clínica, pensei tentar realizar alguns testes projectivos mas, devido ao reduzido espaço do projecto, estes testes não tinham condições (setting) de se realizar. O facto de existirem várias nacionalidades também não ajudaria à realização de tais testes.
Em relação aos pais, notei que só os pais das crianças com melhor aproveitamento estaríam disponíveis para algum outro tipo de abordagem. 2. Descrição da freguesia
O local do estágio é na junta de freguesia do Socorro (mouraria). Socorro é uma freguesia portuguesa do concelho de Lisboa, com 0,11 km² de área e 2676 habitantes (2001). Densidade: 24 777,8 hab/km².
A freguesia foi criada em 1596 com o nome de São Sebastião da Mouraria, passando a designar-se Nossa Senhora do Socorro em 1646.
A freguesia actualmente tem alguns problemas relacionados com o tráfico de droga, tem uma população residente de 3065, dos quais 1625 são Homens e