Acido Benzoico N7
Introdução:
O ácido benzóico, C6H5C(O)OH, é um composto aromático classificado como ácido carboxílico (ou especificamente, ácido monocarboxílico). Este ácido fraco e seus sais são usados como conservante de alimentos e ocorre naturalmente em certas plantas. Seu anel aromático é similar ao do benzeno e é o mais simples ácido carboxílico aromático. Apresenta-se como um sólido cristalino incolor. É um importante precursor para a síntese de muitas outras substâncias orgânicas. Entre os derivados do ácido benzóico se encontram o ácido salicílico e o ácido 2-acetilsalicílico (ou o-acetilsalicílico), também conhecido como aspirina. - Fórmula molecular: C7H6O2 ou C6H5C(O)OH - Massa molecular: 122 u
Síntese a partir do benzaldeído: A disproporcionação induzida por base do benzaldeído, a reação de Cannizzaro, resulta em iguais quantidades de ácido benzóico e álcool benzílico; o segundo pode ser removido por destilação.
- Benzaldeído: PE = 178°C - Álcool benzílico: PE = 205°C - Éter etílico: d = 0,71 g/ml - Ácido benzóico: PF = 122°C
Objetivo:
A prática tem como objetivo através da síntese de Cannizzaro, obter o ácido benzóico, purificado.
Fundamentos teóricos: Os aldeídos aromáticos e outros aldeídos sem hidrogênios α à carbonila, não reagem; sob ação de soluções concentradas aquosas ou alcoólicas de bases fortes, sofrem auto-oxidação e auto-redução simultâneas, fornecendo o álcool e o sal do ácido carboxílico correspondente. Em geral, para efetuar esta reação, designada reação de Cannizzaro , deixa-se o aldeído em contato com uma solução concentrada aquosa ou alcoólica, do hidróxido alcalino, à temperatura ordinária.
Materiais e reagentes:
Erlenmeyer
Béquer
Funil de buchner
Kitassato
Benzaldeído
Hidróxido de potássio
Ácido clorídrico
Éter etílico
Procedimento Experimental
Em erlenmeyer de 250 mL, dissolveu-se cerca de 27g de KOH a 60% em 25 mL de água destilada, esfriando