Acidentes de trabalhos
Tais Regina Mázaro Cângani.
Curso de Pós-graduação em Enfermagem do trabalho.
Pólo de Rondonópolis, MT.
RESUMO
O presente trabalho é uma revisão bibliográfica que tem por objetivo caracterizar as principais doenças ocupacionais que acometem os profissionais de enfermagem nos hospitais da rede pública, identificando as patologias mais freqüentes nos profissionais de enfermagem nos hospitais da rede pública; bem como as condições de trabalho desenvolvidas pela categoria e apontar as ações para a promoção do bem estar físico e mental. Serão selecionados
Palavras-chaves: Enfermagem, Doenças Ocupacionais e Acidente de trabalho.
INTRODUÇÃO
Durante nossa vivência profissional, temos observado um número recorrente de doenças relacionadas à profissão de enfermagem.
Acredita-se que as atividades laborais desenvolvidas pelo profissional de enfermagem, associadas a fatores como déficit de recursos humanos, má observância no desenvolvimento de procedimentos de enfermagem, jornada de trabalho excessiva, condições inadequadas do local de trabalho, tipo de atividade exercida e de vínculo empregatício têm favorecido o aparecimento de muitas doenças ocupacionais.
Para Oliveira (2001), a área hospitalar apresenta maior variedade de riscos de acidentes e doenças ocupacionais, em relação às demais áreas de atividades na saúde.
Vários autores destacam que as condições de trabalho vivenciadas por muitos trabalhadores da equipe de enfermagem, particularmente no ambiente hospitalar da rede pública, têm lhes ocasionado problemas de saúde, freqüentemente relacionados à situação e setor de trabalho, provocando prejuízos pessoais, sociais e econômicos. (MAGALHÃES, 2002)
Como conseqüências das condições inseguras de trabalho em instituições públicas hospitalares, no caso da equipe de enfermagem, têm sido freqüentes os acidentes de trabalho, o absenteísmo e os