MARKETING MC DONALD
INTRODUÇÃO
O varejo vem apresentando, nas últimas décadas, um papel cada vez mais importante no cenário econômico brasileiro e mundial, e um número crescente de empresas varejistas aparecem na relação das maiores empresas do Brasil.
Este trabalho refere-se à franquia de restaurantes da rede McDonald´s. A escolha da empresa se deve a inúmeros fatores como o padrão QSL&V (qualidade, serviço, limpeza e valor), que é “símbolo universal de performance no ramo de fast-food” (Borges et. al., apud Love, 1996), a padronização que atinge todos os processos, desde a utilização da matéria-prima até o produto final, além das normas a serem seguidas no atendimento ao cliente, e principalmente, o valor da marca que a empresa adquiriu ao longo dos anos.
McDonald`s é uma empresa responsável por uma rede internacional de restaurantes, cuja atividade é conhecida como fast food. A expressão também se refere à marca desta empresa, a qual a transcende e revela-se inserida na cultura de massas contemporânea. A rede foi fundada em abril de 1955, em Illinois, nos Estados Unidos da América. Juntamente com marcas como Coca Cola o McDonald's é considerado um dos mais disseminados símbolos do capitalismo internacional. Seu produto mais famoso é o lanche conhecido como Big Mac.
A marca McDonald's existe em 119 países no mundo. 31.129 lojas servem quase 50 milhões de compradores todo dia (dados de 2005). Mais de 70% dos restaurantes McDonald's são propriedades de empresários locais e são operados pelos mesmos.Além disso, a empresa opera fora do Brasil outras marcas de restaurantes como a Aroma Café, Boston Market, Chipotle Mexican Grill, e tem uma pequena parte na Pret a Manger. Até Dezembro de 2003 também era dona do Donatos Pizza.
O modelo de negócio da McDonald's Corporation é um pouco diferente da maioria das outras cadeias de fast-food. Além das taxas normais de franquia, recursos, e porcentagem das vendas, McDonald's também recebe aluguel, parcialmente ligado