Acidentes de trabalho
Coordenação de Enfermagem
Disc.: Estágio Supervisionado em Saúde I
Profª.; Adélia Oliveira
Preceptª.: Magda Rogéria
INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO – IAM:
Caso Clínico
* Gláucia Sá * Ivandete Nery * Juarddan Alcântara * Leandro Rocha * Luciano Ferreira * Maria Azeli Fortes * Samara Leal
Teresina – PI
(2010)
INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO
O Infarto Agudo do Miocárdio é a principal causa de morte nos países industrializados, mata 15milhões de pessoas no mundo por ano. A maioria ocorre de maneira rápida, em geral o indivíduo morre na primeira hora, geralmente por uma arritmia severa que é a chamada Fibrilação Ventricular. O IAM é um processo que pode levar à necrose (morte do tecido) de parte do músculo cardíaco por falta de aporte adequado de nutrientes e oxigênio. É causado pela redução do fluxo sangüíneo coronariano de magnitude e duração suficiente para não ser compensado pelas reservas orgânicas.
A causa habitual da morte celular é uma isquemia (deficiência de oxigênio) no músculo cardíaco, por oclusão de uma artéria coronária. A oclusão se dá em geral pela formação de um coágulo sobre uma área previamente comprometida por aterosclerose causando estreitamentos luminais de dimensões variadas.
As artérias coronárias são responsáveis por fazer o suprimento de sangue para o coração, elas surgem diretamente da artéria aorta na valva aórtica. São duas as principais artérias coronárias: a artéria coronária direita e a artéria coronária esquerda que se bifurca em duas grandes artérias, a artéria descendente anterior e artéria circunflexa. A interrupção do suprimento ou fluxo sangüíneo para o músculo cardíaco é causada pela obstrução de uma artéria coronária ou de um de seus ramos.
Geralmente a obstrução é causada pela formação de um coágulo (ou trombo) sangüíneo sobre uma placa aterosclerótica no interior de uma das artérias coronárias. Este trombo costuma ocorrer sobre uma placa