Civilizaçao
População: 53.013.000 (2011)
Capital: Londres
Governo: Monarquia constitucional
Moeda: Libra esterlina
Língua oficial: Língua inglesa
A bandeira da Inglaterra é um dos símbolos oficiais da Inglaterra, uma das nações constituintes do Reino Unido. Seu desenho consiste numa Cruz de São Jorge vermelha em um fundo branco. Sua origem não foi estabelecida com precisão, mas aparece como símbolo inglês desde a idade média. Foi a bandeira do exército britânico e insígnia da marinha mercante até 1606. De 1606 até 1801 foi usada pela marinha mercante.
SIMBOLOGIA
A cruz de São Jorge faz referência ao santo patrono do país, que, segundo a lenda, salvou uma princesa de um dragão e com o seu sangue fez um sinal da cruz em seu escudo branco.
Não há consenso, porém, a respeito da maneira como teria se tornado patrono da Inglaterra. Seu nome era conhecido pelos ingleses e irlandeses muito antes da conquista normanda, o que leva a crer que os soldados que retornavam das cruzadas influíram bastante na disseminação de sua popularidade. Acredita-se que o santo tenha sido escolhido o padroeiro do reino quando o rei Eduardo III fundou a Ordem dos Cavaleiros de São Jorge, em 1348. Em 1415, a data de sua comemoração tornou-se um dos feriados mais importantes do país.
[pic]
A cultura de Inglataerra refere-se às normas culturais idiossincrásicas de Inglaterra e a povos ingleses. Por causa da posição dominante de Inglaterra dentro do Reino Unido quanto a população, a cultura inglesa é muitas vezes difícil de diferenciar-se da cultura do Reino Unido no conjunto. Contudo, há algumas práticas culturais que se associam especificamente com Inglaterra. A cultura da Inglaterra também reúne fatos como a conquista anglo-saxã da Grã-Bretanha celta, a derrota do Rei Haroldo Godwinson na batalha de Hastings, em 1066, a Peste Negra que atingiu a Inglaterra em 1349, e matou possivelmente um terço da população, a Guerra das Rosas, que deu a vitória a Henrique VII Tudor, na batalha de