A evolucçao do estado moderno

4233 palavras 17 páginas
Texto 0
Gestão Pública Desafios e Perspectivas, Evolução do Estado moderno
Paginas 24 à 37, Antônio Pinho.

O Estado moderno originou-se na passagem do feudalismo para o capitalismo. Com a nova organização de produção sofreu uma mudança na economia, nas forças políticas do controle do poder.
As novas formas de governo, Maquiavel é um dos primeiros a perceber que o Estado precisava se tornar em outro tipo de Estado? Um estado concentrador, absolutista que concentra, deposita todos os poderes na monarca. Uma nova ordem econômica onde se faz os arranjos políticos. Os movimentos sócios econômicos político, economia e a política, o sistema econômico e sistema político entre economia e poder político.
As novas formas de governo foram as estrutura de arranjo político exatamente à frente. Maquiavel percebe isso olhando para a frança e Espanha, que são modernos e já eram nações estruturadas, ocupavam territórios que havia sido conquistado com a perda do poder feudalista. Os feudais foram perdendo poder e vai sendo construído uma estrutura centralizada do poder. Thomas Hobbes, teórico do absolutismo, fala da necessidade da criação do estado Leviatã, origem da mitologia da bíblia identificada como monstro tentacular. Na verdade, Hobbes quer mesmo é passar de um Estado controlar para um Estado Absolutista. O termo leviatã é usado ate hoje no Brasil.

O Estado Absolutista sobrevive enquanto há apoio político, enquanto as forças estiverem beneficiando aquele arranjo político, principalmente as econômicas, na medida em que essas forças começam a se sentir incomodadas e a não encontrarem margem de manobra para exercerem o seu poder elas começam a se reorganizar no sentido de buscar um novo arranjo político. Como as forças econômicas e políticas se movimentam, no sentido de criar novas formas de Estado. E vem, a ser criado o Estado Liberal. Tudo isso acontecer por decreto, mas não é assim, é resultado de lutas e lutas ferrenhas, disputas incandescentes, guerras e

Relacionados

  • 98224752 A6D3 40FF AF93 B2E09E356F02
    1277 palavras | 6 páginas
  • Administração da produção: Análise do processo de produção do setor de colchão da empresa F.A Maringá
    10883 palavras | 44 páginas