Acidentes de trabalho
Acidente do trabalho é aquele que ocorre durante uma atividade a serviço de uma determinada empresa e provoca lesão corporal ou deficiência de órgãos ou sentidos, como perda da visão, audição entre outros, que podem causar a morte, a perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho. O prejuízo material decorrente do acidente de trabalho se caracteriza pela diminuição das possibilidades em obter os mesmos rendimentos por meio da força de trabalho de que dispunha o empregado antes do fato ocorrido. Tal redução na produção da empresa diz respeito à profissão ou ofício então desenvolvidos, em que se comprova a diminuição da capacidade de trabalho por parte do empregado. Alguns casos como doenças provocadas a pessoa pela contaminação acidental no exercício do trabalho, atrito físico do trabalhador com o ambiente de trabalho. No geral são considerados acidentes de trabalho atos inseguros, condições inseguras no exercício de atividades e fatores pessoais de insegurança. 1.1 Riscos de acidentes
Riscos são atos perigosos ou que apresentem a possibilidade de perigo, podendo estes, causar danos á saúde e segurança do trabalhador ou ao ambiente de trabalho.
Podem ocorrer sempre que haja a exposição á riscos físicos, químicos ou biológicos, dependendo o grau do risco do grau da exposição. Em uma indústria os trabalhos realizados apresentam uma faixa de riscos á saúde e a segurança, devendo ser identificados e avaliados para que possa ser encontrado um nível aceitável para eles.
Para identifica-los se deve analisar a natureza, as características, rotas potenciais de entrar em contato e os efeitos agressivos de exposição ao risco.
O risco para o trabalhador é avaliado com base na probabilidade de exposição e consequência detectada por ela.
1 ACIDENTES DE TRABALHO EM LABORATÓRIOS
No ambiente laboratorial existem amostras, pessoas, papéis, equipamentos, microrganismos,