Acidente de trabalho
Quando acontece uma tragédia desta magnitude não existe meios para confortar amigos e familiares da vítima. O que pode-se fazer é apurar os fatos que puderam ser determinantes para o acidente e trabalhar para que tais tragédias não venham acontecer jamais. Abaixo será organizado, por fatores, condições que podem ser consideradas de risco e causadoras de acidentes.
1.1 Fatores ambientais
A iluminação insuficiente e/ou inadequada, devido ao horário do acidente ter ocorrido as 18:40 e no mês de Setembro, nesta época é inverno e os dias tem menor duração. A rede elétrica esta em instalação, podendo haver falta ou inadequação de aterramento elétrico. Partes vivas de instalações elétricas expostas, circuito elétrico desprotegido e outra falhas de instalações elétricas podem ter ligações diretas com o acidente devido o mesmo ter precipitado durante o fim da tarde e começo da noite. Falta de guarda corpo no andar do acidente. Desordem no andar do acidente podem ter levado a vitima a tropeçar em algum material fora de local adequado. Se for encontrado pedaços de material cerâmico junto ao corpo, indica que o acidente ocorreu no transporte do mesmo, pois quando se está carregando esses materiais fica mais difícil olhar para o chão e desviar de algo. No dia do acidente choveu muito durante a tarde, o chão poderia estar escorregadio, causando riscos. O terreno irregular do contra piso poderia causar tais tropeços, como citado acima, além de causar poças devido à chuva. As mudanças das características do ambiente, pois a vítima veio de outra obra há pouco tempo. Ele estava sozinha, poderia ter errado o caminha ou se confundido.
1.2 Fatores da tarefa
Atuação em condições psíquicas e/ou cognitivas inadequadas devido ao autoritarismo do encarregado, pressão devido o atraso da obra, separação recente, pensão atrasada, fim de expediente, hora extra, ultimo dia da semana. Esses são fortes agravantes do caso. Manuseio de carga