separaçao de misturas
Disciplina: Análise Orgânica
RESUMO
Neste Relatório desenvolve-se a realização de separação de um mistura desconhecida de proporção 1:1:1 através de técnicas diferenciativas, com intuido de isolamento e identificação dos compostos presente com dados obtidos experimentalmente.
Palavras chaves: Misturas; Cromatografia em camada fina; solúvel;
1 – INTRODUÇÃO
Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias, sejam elas simples ou compostas, portanto todas as substâncias que compartilham de um mesmo local constituem uma mistura, ainda que em pequenas proporções, sempre estão misturadas com outras. Os métodos de separação consistem em processos físicos, porém estão associados às aplicações químicas. Os mesmos, não alteram a natureza química das substâncias constituintes das misturas, isto é, não alteram as espécies químicas componentes da mistura.
Para a escolha dos melhores métodos para a separação de misturas devemos ter um conhecimento prévio de algumas das propriedades das substâncias presentes, pois dependendo da complexidade da mistura, é necessário usar vários processos diferentes, numa seqüência que se baseia nas propriedades das substâncias presentes na mistura.
Por exemplo ao se ter o conhecimento de uma mistura heterogênea sólida com fases de granulometria diferenciadas podemos empregar uma técnica de peneiração para a passagem de só um determinado elemento de tamanho escolhido.
2 – OBJETIVO Aplicar o método mais adequado, de acordo com as propriedades Físico-Químicas diferenciais das substâncias e induzir a separação das misturas em componentes distintos.
3 – MATERIAIS
02 Papéis de filtro
Algodão
Papel indicador de pH
01 Béquer
01 Placa de Petri
04 Erlenmeyer
01 Balão de fundo redondo
04 Vidros de penicilina
01 Bastão de vidro
01 Funil de vidro
01 Funil de separação
01 Pipeta de Pasteur
02 Pipetas graduadas
01 Placa multipoços
03 Espátulas
02 Placas CCF
01 Pinça