efeito fotoeletrico
Efeito Fotoelétrico
Professor : Luiz pinheiro
Aluna: Fernanda Soares
Introdução
O efeito fotoelétrico ocorre quando uma placa metálica é exposta a uma radiação eletromagnética de frequência alta, por exemplo, um feixe de luz, e este arranca elétrons da placa metálica.
O efeito fotoelétrico parece simples, mas intrigou bastantes cientistas, só em 1905 Einstein explicou devidamente este efeito e com isso ganhou o Prêmio Nobel.
Uma das dúvidas que se tinha a respeito era que quanto mais se diminuía a intensidade do feixe de luz o efeito ia desaparecendo e a respeito da frequência da fonte luminosa também intrigava muito os cientistas, pois ao reduzir a frequência da fonte abaixo de um certo valor o efeito desaparecia (chamado de frequência de corte), ou seja, para frequências abaixo deste valor independentemente de qualquer que fosse a intensidade, não implicava na saída de nenhum único elétron que fosse da placa metálica.
Mais tarde Einstein com a teoria dos fótons explicou que, a intensidade de luz é proporcional ao número de fótons e que como consequência determina o número de elétrons a serem arrancados da superfície da placa metálica e, quanto maior a frequência maior é a energia adquirida pelos elétrons assim eles saem da placa e abaixo da frequência de corte, os elétrons não recebem nenhum tipo de energia, assim não saem da placa.
Placa metálica incidida por luz e perdendo elétrons devido o efeito fotoelétrico.
Procedimento experimental
1° Eletrizou-se o bastão de acrílico através de atrito, assim deixando o negativamente carregado.
2° Utilizou-se o bastão eletrizado para carregar negativamente a placa metálica do eletroscópio, ou seja, transferiu-se os elétrons, assim deixando a agulha dele eletrizada segundo a figura:
3° Aproximou-se uma luminária com luz UV ejetando os elétrons da placa e da agulha simultaneamente.
Conclusão
Foi observado que os elétrons foram ejetados do