Efeito fotoelétrico
O efeito fotoelétrico foi descoberto pelo físico Henrich Hertz. Albert Einstein, em 1905, modernizou os conceitos sobre esse efeito. Efeito Fotoelétrico é a emissão de elétrons de um material, geralmente metálico, quando ele é submetido à radiação eletromagnética. A aplicação desse efeito acontece através das células fotoelétricas ou fotocélula.Mas o que vem a ser célula fotoelétrica? São dispositivos que têm a capacidade de transformar energia luminosa, seja ela proveniente do Sol ou de qualquer outra fonte, em energia elétrica. Essa célula pode funcionar como geradora de energia elétrica ou mesmo como sensor capaz de medir a intensidade luminosa, como nos casos das portas de shoppings.Existem vários tipos de células fotoelétricas, dentre as quais podemos citar algumas que têm larga utilização atualmente, como: Silício Cristalino, Silício Amorfo, CIGS, Arseneto de Gálio e Telureto de Cádmio.
Fóton e quantum
• É a partícula elementar mediadora da força eletromagnética. O fóton também é o quantum da eletromagnética (incluindo a luz ).
E = n . h . v
Sendo que: n = número inteiro positivo; h = constante de Planck (6,626 . 10-34 J . s v = frequência da radiação emitida.
Luz dual : Onda ou partícula
O cientista holandês Christian Huygens (1629 – 1695) apresentou a teoria ondulatória da luz, segundo a qual a luz se propaga através do espaço por meio de ondas.
O caráter ondulatório da luz ficou plenamente estabelecido quando o físico escocês John Clerk Maxwell (1831 -1879) formulou a teoria ondulatória eletromagnética, considerando a luz uma onda eletromagnética. A teoria ondulatória justifica muitos fenômenos que ocorrem com a luz, como é o caso da interferência e da difração.
No entanto, o efeito fotoelétrico explicado por Einstein considera a luz como um fluxo de “partículas” ou “corpúsculos”, denominados fótons. Ao colidir com a superfície de um metal as "partículas de luz" (fótons)podem "arrancar" elétrons desta