ACESSO
TIPOS DE RELEVO
2015
ACESSO
TIPOS DE RELEVO
Trabalho apresentado à disciplina de
Geografia do ensino médio do Colégio
Acesso, 1º ano, como requisito parcial
A obtenção de nota no 1º trimestre.
Professor: Ericson
2015
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre os Tipos de Relevo. O relevo corresponde às variações que se apresentam sobre a camada superficial da Terra. Assim, podemos notar que o relevo terrestre apresenta diferentes fisionomias, isto é, áreas com diferentes características, e essas características são dadas o nome de: Planícies, planaltos, depressões, serras, chapadas, patamares, e montanha.
CONCLUSÃO Concluímos neste trabalho que existem vários tipos de formas na crosta terrestre. Elas são consequências de ações na superfície terrestre e muda com o desgaste das áreas mais elevadas e com a deposição de materiais nas superfícies deprimidas. Assim como a crosta terrestre sofre alterações, tendo de se adaptar às mudanças dos seres vivos, o ser humano tem que se adaptar a Terra e conviver com ela, por isso é importante conhecer os tipos de relevo.
Desenvolvimento
Os Tipos de Relevo são os aspectos da superfície terrestre. A formação das diferentes formas de relevo se deve à ação dos agentes internos ou endógenos que acentuam o relevo e também dos agentes externos ou exógenos que atenuam e esculpem o relevo. Os tipos de relevo são: cadeias de montanhas, planaltos, depressões e planícies.
Planaltos
Os Planaltos em sua maioria têm formas planas ou onduladas e estão localizados em lugares cujas altitudes são superiores a 300 metros acima do nível do mar. São também conhecidos como platôs e originados de erosões provenientes das ações da água ou do vento. Os planaltos mais conhecidos no Brasil são o Planalto Central
Planalto Central | Foto: Reprodução
Planícies As Planícies tem superfícies relativamente planas e