INSTRU ES PARA SEMIN RIOS DE LITERATURA 2
PROF. JOÃO FELIPE B. BORGES
SEMINÁRIOS DE LITERATURA: INSTRUÇÕES
1. O GÊNERO SEMINÁRIO: O QUE É?
É a apresentação de um texto produzido oral e publicamente, do tipo expositivo (isto é, expõe, avalia, explica, reflete). Ele pertence à categoria vinculada à exposição com base na transmissão de conhecimentos específicos a respeito de um assunto relacionado à determinada área do conhecimento.
Assim como a escrita requer procedimentos específicos para realizá-la, os textos expositivos também não fogem à regra. Por isso é de fundamental importância que saibamos a maneira correta de nos portarmos diante de um seminário, como também nos inteirarmos de todos os seus elementos constitutivos. Atentem, então, que um dos passos mais importantes é a pesquisa.
Pesquisa, tomada de notas: Antes de tudo, é preciso que os apresentadores dominem o assunto que será abordado. Devem, portanto, pesquisar em bibliotecas, na internet, em locadoras, quais livros, artigos, revistas especializadas, enciclopédias, vídeos, etc, poderão servir de fonte de informação sobre o tema. Nas pesquisas na internet, busquem selecionar artigos acadêmicos, escritos por pessoas da área de conhecimento enfocada. No caso de um seminário de Literatura, então, o ideal é pesquisar artigos que abordem o tema a ser trabalhado escritos por graduandos, graduados, especialistas, mestres ou doutores na área de Letras (profissionais das áreas de História, Sociologia, Filosofia, Geografia, Artes, também podem fornecer contribuições importantes). Evitem basear suas pesquisas apenas em sites sintéticos, como Cola da Web, Brasil Escola, entre outros. Utilizem-nos apenas para se inteirar do assunto em linhas gerais. A mesma recomendação vale para a Wikipédia, que não costuma ser uma fonte muito confiável por qualquer pessoa poder fazer edições no texto e reescrevê-lo.
Também é muito importante para os apresentadores tomar notas, resumir ou reproduzir textos que possam ser