Acesso ao Ensino Superior: do contexto aos desafios
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas
Pedagogia
Alice Martins Simon1 Ana Carolina Abreu Sousa
Danielle Amorim Vilela
Fernanda Caroline
Katia Cristina Costa Rocha F. da Silva
Lucineia Paixão
Thaylla Paiva
Yasmim Jafar Galvão
Orientadora: Gilmara Machado2
O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: do contexto aos desafios
Resumo: Sabendo que a educação é um dos fatores mais importantes para formação de um indivíduo, o intuito dessa pesquisa é conceituar e apresentar a história do ensino superior e os desafios do acesso à permanência, apresentando seus projetos de auxílio à inclusão e o que leva à evasão dos alunos no ensino superior. Com base nisso, os principais autores utilizados para fundamentação dessa pesquisa foram Ghiraldelli (2008), Saviani (2010), Neves (2012), Andrade (2012), Santos (2011), entre outros destacados no texto.
Palavras-chave: Educação. Ensino Superior. Inserção. Acesso. Permanência.
1 INTRODUÇÃO
A educação superior no Brasil não pode ser tratada sem levar em consideração o presente, o panorama e o contexto em que ela surge, ou seja, deve-se levar em consideração o tempo e o espaço em que ela está inserida, analisando desde a sua origem até a realidade atual. O sistema utilizado no ensino superior é um grande desafio, devido à sua complexidade e diversidade principalmente quando está relacionado à sua estrutura e organização. Levando também em consideração fatores como a distribuição de renda, diferença social e a responsabilidade formativa no âmbito econômico, social, cultural, entre outros.
Levados pelo constante quadro de desigualdade em relação ao acesso do ensino superior no Brasil que enfrenta sérios problemas e desafios, é necessária adoção de medidas que transformem a estrutura escolar, visando despertar o interesse e acessibilidade ao estudo. Esta perspectiva em caráter social favorecerá a melhoria dos profissionais que se qualificarão para o mercado de trabalho, propiciando