ARA JO
A formulação de um sistema de portos integrados pode ser um grande diferencial competitivo na comercialização de produtos voltados para exportação. Os portos concentradores garantem economia de escala e boa ligação com os mercados internacionais, sendo especializados nas operações de transbordo. Os portos alimentadores são os responsáveis pela integração do mercado interno, possuindo braços logísticos capazes de prover serviços de acordo com a necessidade do cliente. http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2001_TR11_0464.pdf aquaviario
Waldemar Rocha Júnior – Em termos globais, o mercado aposta em sinais de recuperação econômica da União Europeia e dos Estados Unidos, principalmente no equilíbrio de contas internas e no crescimento do comércio internacional. Isso está se refletindo na construção e lançamento dos super-graneleiros e dos gigantes do mar, navios com capacidade para transportar até 18 mil contêineres cada.
Enquanto houver troca comercial entre nações de diferentes continentes, o transporte marítimo, sem qualquer sombra de dúvida, será sempre o modal mais indicado. No Brasil, entretanto, algumas ações como reestruturação portuária, desburocratização, modernização e ampliação da infraestrutura de transportes e de armazenagem, racionalização e redução da carga tributária, dentre outras, ainda precisam ser adotadas para que a navegação marítima e as atividades portuárias em geral ganhem maior competitividade e produtividade.
http://www.guiamaritimo.com/gm_wp/529/agencias-de-navegacao-enfrentam-gargalos-no-sistema-portuario/
Rodoviário
. Paulo Nazário – 2001
Como cada vez mais busca-se redução nos custos logísticos e maior confiabilidade no serviço prestado, o uso de mais de um modal (...) surge como grande oportunidade para as empresas tornarem-se mais competitivas, visto que o modal rodoviário predomina na matriz de transporte do Brasil, mesmo para produtos/trechos onde não é o mais competitivo.