acadêmico
att, sonia cantanhede
SEMINÁRIO TEOLÓGICO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS
DISCIPLINA:
FILOSOFIA DA RELIGIÃO
FILOSOFIA DA RELIGIÃO
Nome do aluno: (2) Sônia Maria Borges Cantanhêde
Nome do aluno: (3) Lucineide Oliveira Nascimento
1) Leia o texto:
Henri Bergson(1859-1941)
A entonação mística da filosofia- Paolo Miccoli.
2) Responda as seguintes questões fazendo citação dos textos e seus próprios comentários.
a) Quais argumentos no texto demonstram que Bergsom pode ser incluído como um filósofo que ACEITA a religião como objeto de estudo importante para entender a existência humana.
Argumentos do filósofo Bergson
R= Definitivamente, a religião é uma especificação ulterior do conceito de evolução do ponto de vista da vivência humana. Uma vez que a vida se cindiu, pela evolução, em instinto e inteligência, é preciso dar conta reflexivamente das formas de ação que se desenvolve mediante uma ou outra. Ao contrário do animal que age só com instrumentos naturais ou orgânicos, o homem, a toolmaking man, põe em alto os recursos da inteligência para enfrentar todo tipo de situações. Constrói máquinas para lavrar a terra e aliviar o cansaço do corpo, mas também utiliza a ‘função fabuladora’ para enfrentar, com vantagem, as irrupções representativas e emotivas do seu mundo interior. Para melhor entender o mundo Bergsoniano, devemos ter presente o pressuposto do prolongamento do instinto tende a concretizar-se numa determinada forma e a inteligência, por sua vez, procura o que o instinto encontra espontaneamente.
Comentários da equipe- referente a primeira questão.
Do ponto de vista do autor a religião, esclarece o conceito de vivência humana onde Bergson defende que a vida se separa pela evolução, está dividida em instinto e inteligência. Observou o instinto animal pela defesa da sobrevivência da espécie, já o