pos guerra e novos confrontos
Diretora: Fátima Farias
Professor: Paixão dos Anjos
Aluna: Deyse Jardim
Série: terceiro ano
Turma: R01
Turno: Manhã
Pós Guerras e novos confrontos
Itaituba-Pará
As transformações econômicas e sociais do Pós-Guerra
A primeira Guerra Mundial causou graves problemas na Europa, a nível político, econômico e social. Os seus efeitos fizeram-se sentir sobretudo ao nível demográfico, visto que o continente europeu perdeu cerca de oito milhões de pessoas e ficou com seis milhões de inválidos.
No que diz respeito ao problema econômico e financeiro, os países envolvidos na guerra sofreram a destruição de casas, hospitais, fábricas, vias de comunicação e meios de transporte. Os campos de cultivo foram destruídos pela construção das trincheiras e pelos bombardeamentos.
Como não havia gente para trabalhar a produção desceu vertiginosamente e a procura era muito elevada. Deste modo surgiu assim, uma inflação incontrolável, com um aumento dos preços generalizado e consequentemente um agravamento do custo de vida. Por outro lado as importações aumentaram enquanto as exportações europeias diminuíram.
Este panorama reflete em especial a nível social em que a fome, o desemprego e a agitação social se tornaram uma constante em certos países, nomeadamente a Alemanha, a Grã-Bretanha, a França e a Itália.
A Divisão da Alemanha e o Muro de Berlim
Em 1949, depois da URSS levantar o bloqueio a Berlim, consumou-se a divisão da Alemanha em dois Estados: a República Federal Alemã (RFA )- capital Bona, a Ocidente, e a República Democrática Alemã (RDA ) - capital Berlim, dividida por um muro, a Oriente .
A cidade de Berlim passou a ser administrada pelas duas Alemanhas e, para evitar a fuga da população em direcção ao Ocidente, a RDA mandou construir, em 1961, o Muro de Berlim. "Desse muro faziam parte 66,5 Km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255