Absorção e translação de soluto na planta!
A maior parte da água e de solutos necessários à planta são absorvidos pela epiderme e, particularmente, pelos pêlos absorventes da raiz. Posteriormente, e através de um transporte célula a célula, a água atingirá os tecidos vasculares.
A eficiência da captação de água pela raiz deve-se aos pêlos radiculares (extensões das células epidérmicas que aumentam muito a área de absorção.
Os iões presentes na solução do solo em concentração elevada entram nas células da raíz por difusão simples.
Podem entrar iões contra o gradiente de concentração por transporte activo.A água entra por osmose.O transporte activo de iões, célula a célula, faz também com que a água passe, por osmose, até ao xilema.A água e os iões, uma vez chegados ao xilema, constituem a seiva bruta ou seiva xilémica.
Fitormônios
Fitormônios são os hormônios vegetais.Uma planta precisa de diversos fatores, internos e externos, para crescer e se desenvolver, e isto inclui diferenciar-se e adquirir formas, originando uma variedade de células, tecidos e órgãos.Como exemplos de fatores externos que afetam o crescimento e desenvolvimento de vegetais, podemos citar luz (energia solar), dióxido de carbono, água e minerais, incluindo o nitrogênio atmosférico (fixado por bactérias fixadoras e cianofíceas), temperatura, comprimento do dia e gravidade.Os principais fatores internos são os chamados hormônios vegetais ou fitormônios, substâncias químicas que atuam sobre a divisão, elongação e diferenciação celular.Geralmente todo ou quase todo o hormônio vegetal de uma planta pode ser encontrado na forma conjugada – ou seja, ligado a outras substâncias como açúcares, acúcares-alcoóis, aminoácidos, peptídeos ou mesmo proteínas. A hidrólise dos conjugados inativos dos tecidos da plantas libera a forma “livre”, ou ativa do hormônio.
Hormônios vegetais são substâncias orgânicas que desempenham uma importante função na regulação do crescimento. No geral, são